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Ao longo do ano teve lugar a promoção, divulgação e dinamização da Bolsa de Terras junto de todos os beneficiários in-

quiridos, instituições bancárias, representantes de agrupamentos de agricultores e todos os agentes com papel relevan-

te no meio rural.

A gestão de contactos e pesquisa de novos clientes e o acompanhamento dos já existentes teve continuidade, com o ob-

jetivo de registar e contabilizar o número de contactos realizados por classificação e por interesse do visado. Prosseguiu

igualmente a elaboração de listagens de proprietários disponíveis para serem facultadas às empresas e a particulares,

com o objetivo de angariar parceiros. Prosseguiu igualmente o desenvolvimento de contactos com empresas e particula-

res e representantes de agrupamentos de agricultores.

Tendo em vista a captação e fixação de investimento na zona de influência de Alqueva continuou a ser efetuado o acom-

panhamento de potenciais investidores agrícolas e agroindustriais na região, e o fornecimento de elementos a uma série

de empresas que pretendem investir ou continuar a investir na zona de implantação do Empreendimento, assim como a

identificação de terrenos e equipamentos públicos e privados existentes na zona de influência de Alqueva, com potencial

de instalação de negócios decorrentes do Projeto.

Em 2014 foi ainda adjudicada a conceção e a implementação do “Portal do Regante”, tendo-se vindo a acompanhar o de-

senvolvimento do projeto, encontrando-se em desenvolvimento a estratégia e os trabalhos necessários para a conclusão

do Modelo de Monitorização da Componente Hidroagrícola de Alqueva.

No final do ano teve lugar a preparação do lançamento do Estudo do Impacte do Projeto Alqueva na Economia Portugue-

sa. Este estudo tem como objetivo identificar e quantificar os diferentes impactes gerados pelo EFMA na economia nacio-

nal, por forma a poder contribuir para apoiar as estratégias a desenvolver pela Tutela e pela EDIA.

No decurso de 2014 foi ainda elaborado um documento sobre o impacte da aplicação de medidas de política na tarifica-

ção de água de rega em Alqueva. Preconizou-se a aplicação de medidas de política, na área energética (potência contra-

tada) e implementação da 2.ª fase do perímetro, e quantificou-se o seu impacte na diminuição de encargos de conserva-

ção e exploração do EFMA e consequentemente a possibilidade de diminuir a tarifa.

Destaque-se, por outro lado, a 26 de maio, a realização do 2.º Seminário Internacional “Investir no Potencial Agrícola do

Alqueva” – Agroindústria e Distribuição como alavancas da criação de valor nos produtos agrícolas. O Seminário Interna-

cional do Alqueva de 2014 virou o seu foco para três vetores considerados fulcrais para elevar a agricultura: o Associati-

vismo, a Agro Indústria e a Distribuição.

Cabe também mencionar, a 5 de setembro, a realização do Comité de Acompanhamento do Regadio de Alqueva – CARAl-

queva, no edifício sede da EDIA, em Beja.

ALBUFEIRAS DO EFMA – GESTÃO E EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Gestão da Água – Estado das Massas de Água e Gestão de Albufeiras

No decurso de 2014 teve continuidade o acompanhamento do cumprimento das conclusões operacionais definidas no “Estu-

do das Condições Ambientais no Estuário do Rio Guadiana e Zonas Adjacentes – Conclusões Operacionais” (Fevereiro de 2005).

Em 2014 prosseguiu igualmente o acompanhamento do cumprimento das medidas referentes ao regime de manutenção

dos caudais ecológicos da rede primária, em exploração, e decorreu a manutenção da sinalização de segurança das albu-

feiras de Alqueva e de Pedrógão e de diversas albufeiras da rede primária do EFMA.

No âmbito da candidatura ao LIFE +

“INVASEP – Lucha contra espécies invasoras en las cuencas hidrográficas del Tajo y

Guadiana en la Península Ibérica”

, no final do ano decorreu o processo para a conceção, produção e instalação de dez pla-

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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014