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euros

Clientes

31-Dez-14

31-Dez-13

Clientes Gerais

6 621 827

4 659 675

Clientes – Empresas Subsidiárias

-

12 687

Clientes – Execução Fiscal

328 203

-

Perdas por Imparidade

(379 390)

(389 563)

Total

6 570 640

4 282 798

Os principais saldos de “Clientes gerais” são os seguintes:

euros

Clientes Gerais

31-Dez-14

31-Dez-13

Empresa Hidroelétrica do Guadiana

3 693 503

1 875 559

CME – Construção Manutenção Electromecânica

194 462

107 767

Fundação Eugénio de Almeida

174 727

146 371

Sociedade Agro-Pecuária Gavião e Anexas

130 240

130 158

Outros (< € 100.000 )

2 428 895

2 399 820

Total

6 621 827

4 659 675

O saldo mais significativo, da Empresa Hidroelétrica do Guadiana, corresponde a uma parte da faturação de € 12.380.000

processada em setembro de 2013 e a outra parte da faturação de € 12.380.000 processada em setembro de 2014, no âm-

bito do “Contrato de Exploração das Centrais Hidroelétricas de Alqueva e Pedrógão e de Subconcessão do Domínio Público

Hídrico” celebrado com a EDP em outubro de 2007. O não pagamento deste montante, pela empresa do Grupo EDP, decor-

re de um diferendo entre as partes quanto à revisibilidade decorrente da alteração do investimento previsto para o Refor-

ço de Potência de Alqueva. Esta situação tem vindo a ser enquadrada como um passivo contingente, nas demonstrações

financeiras de 31 de dezembro de 2014 e de 31 de dezembro de 2013, sendo objeto da devida divulgação no Anexo (ver

Nota 31, secção dos “Ativos e Passivos Contingentes”).

A generalidade dos saldos de valor unitário inferior a € 100.000, que totalizam € 2.428.895 em 31 de dezembro de 2014,

traduz os valores a receber pelos serviços de distribuição de água prestados, que resultam do cumprimento do Despacho

n.° 9000/2010, de 27 de abril, que fixou os preços da água destinada a rega para uso agrícola, no âmbito do serviço públi-

co de águas do EFMA.

O saldo da conta de “Clientes-Execução Fiscal” (€ 328.203) traduz o valor dos processos em execução fiscal, instaurados

pela EDIA, que visam tornar célere e efetiva a cobrança do crédito do qual a Empresa é titular.

Estes valores resultam dos serviços de distribuição de água prestados pela Empresa, em que não houve cumprimento da

obrigação, pagamento da prestação, dentro do período legal, sendo que, previamente a Empresa tomou todas as diligên-

cias necessárias para a recuperação destes créditos.

Os créditos que sejam considerados de cobrança duvidosa após avaliação por parte da Empresa são objeto de reconheci-

mento contabilístico das respetivas imparidades.

É considerado crédito em mora quando o pagamento não respeita o prazo contratualizado entre a Empresa e o adquiren-

te e quando seja resultante da atividade normal da Empresa.

RELATÓRIO & CONTAS 2014

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