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euros
Clientes
31-Dez-14
31-Dez-13
Clientes Gerais
6 621 827
4 659 675
Clientes – Empresas Subsidiárias
-
12 687
Clientes – Execução Fiscal
328 203
-
Perdas por Imparidade
(379 390)
(389 563)
Total
6 570 640
4 282 798
Os principais saldos de “Clientes gerais” são os seguintes:
euros
Clientes Gerais
31-Dez-14
31-Dez-13
Empresa Hidroelétrica do Guadiana
3 693 503
1 875 559
CME – Construção Manutenção Electromecânica
194 462
107 767
Fundação Eugénio de Almeida
174 727
146 371
Sociedade Agro-Pecuária Gavião e Anexas
130 240
130 158
Outros (< € 100.000 )
2 428 895
2 399 820
Total
6 621 827
4 659 675
O saldo mais significativo, da Empresa Hidroelétrica do Guadiana, corresponde a uma parte da faturação de € 12.380.000
processada em setembro de 2013 e a outra parte da faturação de € 12.380.000 processada em setembro de 2014, no âm-
bito do “Contrato de Exploração das Centrais Hidroelétricas de Alqueva e Pedrógão e de Subconcessão do Domínio Público
Hídrico” celebrado com a EDP em outubro de 2007. O não pagamento deste montante, pela empresa do Grupo EDP, decor-
re de um diferendo entre as partes quanto à revisibilidade decorrente da alteração do investimento previsto para o Refor-
ço de Potência de Alqueva. Esta situação tem vindo a ser enquadrada como um passivo contingente, nas demonstrações
financeiras de 31 de dezembro de 2014 e de 31 de dezembro de 2013, sendo objeto da devida divulgação no Anexo (ver
Nota 31, secção dos “Ativos e Passivos Contingentes”).
A generalidade dos saldos de valor unitário inferior a € 100.000, que totalizam € 2.428.895 em 31 de dezembro de 2014,
traduz os valores a receber pelos serviços de distribuição de água prestados, que resultam do cumprimento do Despacho
n.° 9000/2010, de 27 de abril, que fixou os preços da água destinada a rega para uso agrícola, no âmbito do serviço públi-
co de águas do EFMA.
O saldo da conta de “Clientes-Execução Fiscal” (€ 328.203) traduz o valor dos processos em execução fiscal, instaurados
pela EDIA, que visam tornar célere e efetiva a cobrança do crédito do qual a Empresa é titular.
Estes valores resultam dos serviços de distribuição de água prestados pela Empresa, em que não houve cumprimento da
obrigação, pagamento da prestação, dentro do período legal, sendo que, previamente a Empresa tomou todas as diligên-
cias necessárias para a recuperação destes créditos.
Os créditos que sejam considerados de cobrança duvidosa após avaliação por parte da Empresa são objeto de reconheci-
mento contabilístico das respetivas imparidades.
É considerado crédito em mora quando o pagamento não respeita o prazo contratualizado entre a Empresa e o adquiren-
te e quando seja resultante da atividade normal da Empresa.
RELATÓRIO & CONTAS 2014
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